Notícias | Ofertas de Emprego | Agenda Fiscal
                 
 

MAIS 500 MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIMENTO

Para reforçar a liquidez das empresas, vai ser disponibilizado um novo empréstimo do Banco Europeu de Investimento, no valor de 500 milhões de euros, para executar investimentos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Esta linha de crédito terá uma orientação predominantemente empresarial, segundo informação do Governo. O QREN vai ser direcionado para as empresas e não para investimentos públicos com pouco impacto na economia nacional.

A segunda parcela desta linha de crédito vai servir para alavancar 3 mil milhões de euros de investimentos no âmbito do QREN, sendo disponibilizada até à primeira semana de junho.

Está ainda previsto um reforço da linha PME Crescimento, que teve uma adesão quatro vezes superior às anteriores.

Segundo o Governo, existe um desequilíbrio a nível de competitividade das empresas europeias que deve ser corrigido. As empresas não devem ter de pagar 8 ou 10% de juros enquanto outras são financiadas a 1 ou 2%. Defende o Executivo que uma empresa que é financiada a 8 ou 9% pode ser uma excelente empresa exportadora, mas é financiada a níveis elevados, enquanto outras podem não ser tão boas mas têm mais facilidade em financiar-se. Este desequilíbrio deverá ser corrigido.

_
in "Boletim Empresarial" 2012/28 Maio a 1 Junho

   

 

                 

Acitofeba 2012 | geral@acitofeba.pt