Notícias | Ofertas de Emprego | Agenda Fiscal
                 
 

NOVAS REGRAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONHECIDAS ESTE MÊS

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou que vai apresentar este mês um novo regulamento específico para a formação profissional, que vai passar a ser tutelada pelo ministério da Educação e pelo ministério da Economia e do Emprego.

Esta reforma do ensino profissional vai abranger cerca de 30 mil jovens em 2012 e vai contar com o reforço de novos cursos e os já existentes vão ter um aumento do número de vagas.

O anúncio, de acordo com uma nota enviada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi feito durante a visita do ministro da Economia e da Tecnologia da Alemanha a Portugal. "A intenção do Governo é que, para o próximo ano, 30 mil dos nossos jovens já estejam envolvidos no sistema de aprendizagem em que estão a estudar ao mesmo tempo que trabalham, de forma a aumentar as suas qualificações", afirmou Álvaro Santos Pereira aos jornalistas após o anúncio ter sido feito.

Recorde-se que o reforço dos Cursos de Aprendizagem é uma das medidas que está inscrita tanto no memorando de entendimento assinado entre o Governo e a ‘troika' como no Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego assinado entre o Governo e os parceiros sociais.

De acordo com Álvaro Santos Pereira, o ensino técnico-profissional "aumenta a empregabilidade", sendo esse tipo de formação um dos objectivos do Governo para atingir o crescimento económico desejado.

Os Cursos de Aprendizagem, segundo o IEFP, são uma resposta para os jovens que procuram uma qualificação profissional e o 12º ano de escolaridade, "contribuindo, de forma eficaz, para o aumento dos seus níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional".

O ministro alemão da Economia, Philipp Rosler, por seu lado, disse que um dos objectivos da sua visita a Portugal é o apoio no domínio da formação profissional, iniciando-se já na semana que vem um projecto que consiste na deslocação de jovens inseridos no sistema de formação profissional para a Alemanha, de modo a que aprofundem a sua aprendizagem.

_
in "Boletim Empresarial" 2012/28 Maio a 1 Junho

   

 

                 

Acitofeba 2012 | geral@acitofeba.pt