A Nossa História

Tendo por base legal o disposto no decreto de 9 de Maio de 1891, foi constituída uma associação de Classes denominada Associação Comercial e Industrial de Tomar composta por um número indeterminado de indivíduos, sem distinção de nacionalidade, desde que fossem considerados comerciantes ou industriais.

Marcos Históricos

Algumas das datas mais importantes

9 de Maio de 1891

Fundação

Constituída uma associação de Classes denominada Associação Comercial e Industrial de Tomar composta por um número indeterminado de indivíduos, sem distinção de nacionalidade, desde que fossem considerados comerciantes ou industriais.

26 de Agosto de 1916

Aprovação dos Estatutos

O alvará então concedido, que originou a criação da associação de classes referida, foi selado pelo Ministério a 26 de Agosto de 1916, declarando a aprovação dos estatutos.

23 de Julho de 1933

Instalação da Associação

Em 23 de Julho de 1933, através de donativos de alguns sócios, foi concretizada a instalação da Associação Comercial e Industrial de Tomar, na sede que ainda hoje ocupa.

15 de Julho de 1940

Estatutos do Grémio

Com a criação do Estado Novo, as Associações Comerciais e Industriais existentes foram extintas, dando lugar à criação dos grémios do comércio, instituições ligadas ao aparelho de Estado. Assim, em 15 de Julho de 1940 o subsecretário de Estado das Cooperações e Previdência Social aprova os Estatutos do Grémio do Comércio dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.

12 de Novembro de 1976

Renascimento

Com a queda do regime, em 25 de Abril de 1974, renasceram as Associações Comerciais e Industriais, em novos modelos e de acordo com a política sócio-económica. Assim, em 12 de Novembro de 1976 é registada na 3.ª Repartição de Finanças, a criação da nova associação, denominada Associação de Comerciantes e Industriais dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha, continuando a sua sede social a ter lugar na Rua Serpa Pinto, n.º 55, 1.º em Tomar.

27 de Julho de 1978

Eleições para os Órgãos Sociais

As primeiras eleições para os Órgãos Sociais da Associação, sendo eleita por unanimidade os elementos que compunham a única lista concorrente. Por Assembleia Geral realizada no dia 13/11/1999, esta Associação passou a designar-se de: ACITOFEBA – Associação Comercial e Industrial dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha. A Associação contava com 287 associados.

0
Associados
0
Projetos em execução
0 Anos
Com as empresas

Últimas Publicações

Últimas noticias, fique a par das novidades.

Contactos

Rua Serpa Pinto n.º 55 – 1.º
2300-592 Tomar

Horário:

Seg – Sex: 09:00 – 17:30

News ACITOFEBA

Fique a par das últimas noticias sobre projetos e formação, subscreva.

Siga-nos

ACITOFEBA 2021